Vinagre de Maçã: uma história real baseada em uma mentira
Com boa intenção ou sem boa intenção? O seriado Vinagre de Maçã acompanha a trajetória da influenciadora australiana Belle Gibson em sua controversa "jornada de cura". Baseada em fatos reais (ou quase isso), a produção narra a ascensão de uma blogueira de bem-estar que construiu um império digital ao vender promessas milagrosas para a cura do câncer — até que a verdade veio à tona.
Com o lançamento de um aplicativo e um livro com receitas milagrosas, o “The Whole Pantry”, grandes empresas foram enganadas, entre elas Apple e a editora Penguin. Fora isso, milhares de seguidores acreditaram que a dieta inventada por ela curaria a doença de forma natural.
O que começa como um conto de sucesso se transforma de forma rápida em um drama sobre manipulação, alegações falsas e os perigos de se acreditar em tudo que aparece na tela do seu celular.
Nem tudo que parece real na internet de fato é
Ninguém checa a veracidade de nada e a linha entre verdade e ficção fica distorcida. Em um dado momento a lunática parece acreditar nas mentiras que conta, com uma convicção digna de Oscar.
No geral, as pessoas perderam muito a mão tentando convencer os outros sobre a “vida perfeita” (SPOILER: ela não existe).
Influenciadores ditam tendências, promovem produtos e, em muitos casos, criam narrativas editadas com cuidado para conquistar seguidores e lucrar com vendas. Vinagre de Maçã expõe essa realidade e mostra como a busca por validação online, likes, inveja e a ânsia por respostas fáceis podem transformar pessoas comuns em vítimas – e vilãs.
A série serve como um alerta poderoso: nem tudo que parece real na internet de fato é.
Histórias bem contadas podem ser apenas isso – histórias.
No fim das contas, é nossa responsabilidade questionar, pesquisar e não cair em ciladas por acreditar na desinformação que a gente lê online, especialmente nas redes sociais por pessoas sem nenhuma credibilidade ou ética.
Onde assistir. NETFLIX: Vinagre de Maçã